Métodos de cálculo de demanda
A demanda de energia é a energia acumulada durante um período especificado dividida pela duração do período. A demanda atual é calculada usando a integração aritmética dos valores RMS atuais durante um período de tempo, dividido pela duração do período. A forma como o medidor executa esse cálculo depende do método selecionado. Para ser compatível com as práticas de faturamento da concessionária de energia elétrica, o medidor fornece os cálculos de demanda de energia/corrente em intervalos de blocos. O cálculo de demanda padrão é definido para um bloco fixo com um intervalo de 15 minutos.
No método de demanda de intervalo de bloco, selecione um bloco de tempo que o medidor usa para o cálculo de demanda. Você pode escolher como o medidor administra o bloco de tempo (intervalo). São possíveis 3 modos diferentes:
-
Bloco fixo - Selecione um intervalo entre 10, 15, 20, 30 e 60 minutos. O medidor calcula e atualiza a demanda no final de cada intervalo fixo.
-
Bloco deslizante - Selecione um intervalo da faixa de 10, 15, 20, 30, 60 minutos. Para intervalos de demanda inferiores a 15 minutos, o valor é atualizado a cada 15 segundos. Para intervalos de demanda de 15 minutos ou mais, o valor da demanda é atualizado a cada 60 segundos. O medidor exibe o valor da demanda para o último intervalo concluído.
-
Bloco de rolamento - Selecione um intervalo e um subintervalo. A demanda é atualizada no final de cada subintervalo. O medidor exibe o valor da demanda para o último intervalo concluído.
NOTA: O subintervalo deve ser dividido igualmente no intervalo (por exemplo, três subintervalos de 5 minutos (5 x 60 segundos) para um intervalo de 15 minutos).
As figuras a seguir ilustram as 3 maneiras de calcular a potência de demanda usando o método de bloco. Para fins ilustrativos, o intervalo é definido para 15 minutos.