Atribuir os parâmetros de blocos de funções
-
Crie uma chamada para o bloco de funções (dentro do bloco do objeto principal, OB1).
-
Atribua um nome ao bloco de dados (DB) da instância do bloco de funções.
-
A chamada do bloco de funções é criada.
-
Para a chamada de dados acíclicos, o parâmetro i_hwSubmHWID é obrigatório. Esse parâmetro se refere ao submódulo Acíclico de um avatar ou dispositivo. O ID de hardware do submódulo acíclico está localizado em Properties (Propriedades), no painel de constantes do sistema, em Device overview (Visão geral do dispositivo) do submódulo.
O Siemens® TIA Portal gera automaticamente nomes para os IDs de hardware de cada submódulo. Digite o bus coupler name → module name →submodule name (nome da interface de rede → nome do módulo → nome do submódulo) na interface do bloco de funções (neste exemplo, tesysisland_Profinet~AvTwoDirection03~Acyclic_submodule). Alternativamente, a identificação de hardware (HWID) pode ser atribuída a uma variável definida pelo usuário e fornecida ao bloco de funções.
-
Para a chamada de dados cíclicos, os parâmetros i_hwStartAddress e iq_hwQWAddress i_hwSubmHWID são obrigatórios. O parâmetro StartAddress é necessário para que o bloco de funções localize os dados de entrada associados ao avatar. Para criar o parâmetro i_hwStartAddress, configure uma tag PLC (um tipo de dados booleano) com um endereço no início da faixa de endereços I do submódulo de entrada cíclica e atribua-a à interface do bloco de funções.
-
O QWAddress está associado ao endereço Q do submódulo de saída cíclica. Para criar o parâmetro i_hwStartAddress, configure uma tag PLC com tamanho de palavra com o endereço do submódulo de saída cíclica e atribua-a à interface do bloco de funções.
-
Todos os parâmetros para a transferência de dados estarão configurados. Os outros parâmetros podem ser atribuídos conforme necessário para a lógica de controle de seu programa PLC.
-
Os blocos de funções com a funcionalidade de gravação acíclica de dados têm um parâmetro de entrada para especificar os dados a serem gravados. Por exemplo, o bloco de funções de comandos System Write tem o parâmetro i_udtAcyclicWriteCmds de entrada que, em conjunto com o parâmetro i_uiNoConfAvatar, pode ser usado para especificar os dados a serem transferidos para a interface de rede.