Definir o tempo limite da mensagem para cliente Modbus e servidor Modbus
O tempo limite da mensagem que definiu depende do tempo de resposta dos dispositivos na sua configuração. As informações fornecidas aqui ajudam a decidir como definir o tempo limite da mensagem.
O tempo limite da mensagem define o tempo de vida de um pedido Modbus no Panel Server. Todas as mensagens anteriores a esta definição vão ser ignoradas.
O tempo limite da mensagem para o servidor TCP do Modbus chama-se Tempo limite a montante, definido em ms (consulte Definições do servidor Modbus TCP/IP).
O tempo limite da mensagem para o cliente Modbus chama-se Tempo limite a jusante, definido em s (consulte Definições do cliente Modbus TCP/IP).
O diagrama seguinte ilustra uma arquitetura simples entre o Panel Server e dispositivos ligados (representados por um único dispositivo aqui). O tempo de resposta (t) dos dispositivos ligados deve ser tido em conta no cálculo do tempo limite da mensagem do Panel Server.
Defina o tempo limite do cliente Modbus (tempo limite descendente) como o tempo de resposta (t) do dispositivo ligado, mais um tempo adicional como uma margem (m).
Defina o tempo limite do servidor Modbus (tempo limite ascendente) como o tempo de resposta (t) do dispositivo ligado, multiplicado por 2.
Tempo limite da mensagem para a arquitetura Panel Server
- t: tempo de resposta do dispositivo
- m: margem a adicionar
Para uma configuração subordinada principal com dois dispositivos Panel Server, para o Panel Server subordinado utilize a recomendação referida acima.
Para o Panel Server principal, defina tempos limite da seguinte forma:
-
Tempo limite a jusante: tempo limite a montante Panel Server subordinado, mais tempo adicional como margem (m)
-
Tempo limite a montante: tempo de resposta (t) do dispositivo Panel Server subordinado ligado, multiplicado por 4
-
Tempo limite SCADA: tempo de resposta (t) do dispositivo Panel Server subordinado ligado multiplicado por 4, mais um tempo adicional como uma margem (m)