Implementando o monitoramento indireto para a Categoria 2
Para atingir os requisitos da categoria 2 para cobertura de diagnóstico (DC > 60%), o monitoramento externo do status do grupo deve ser implementado para acionar um mecanismo secundário que pare a máquina (desarme de disjuntor, etc.) ou impeça o acesso a áreas perigosas (cadeados).
Cada grupo SIL* tem cinco estados associados a ele para indicar o estado operacional. O estado 0 indica que não há nenhum grupo SIL presente no slot. O TeSys island dá suporte para até 10 grupos SIL na ilha.
Status do grupo SIL para a função de Parada SIL:
-
0 = Grupo SIL não presente na configuração do sistema
-
1 = Grupo SIL afetado por Evento de dispositivo do avatar
-
2 = Comando de parada recebido, partidas SIL ainda não abertas
-
3 = Comando de parada executado com êxito, todas as partidas SIL estão abertas
-
4 = Comando de parada executado para apenas um módulo de interface SIL (SIM) (o barramento jumper ou a fiação da entrada do SIM está causando um problema), mas as partidas SIL foram abertas com êxito
-
5 = Operação normal, as partidas SIL podem estar abertas ou fechadas
O estado 5 é o estado em regime normal, e o estado 3 é o estado de Parada SIL normal. O estado 1 indica um problema de firmware ou comunicação com uma partida SIL. Os estados 2 e 4 indicam problemas relacionados à Parada SIL com a fiação do SIM, das partidas SIL ou da Parada SIL. O monitoramento indireto deve procurar pelos estados 2 ou 4 que persistem por mais tempo do que o de acionamento de uma Parada SIL e usar as informações de status para acionar um mecanismo secundário que pare a máquina (SIB de disjuntor, etc.).
Para ler o status do grupo SIL, o monitoramento externo deve usar o bloco de funções SystemDiagnostics. Cada grupo SIL do sistema tem uma saída nesse bloco de funções para o status de seu grupo SIL, etiquetada no bloco de funções como “SILStarterStopMsgGrp n”, onde n é o número do grupo SIL na ilha. O status do grupo SIL segue a enumeração mostrada acima.