Diretrizes de fiação
Use cabos adequadamente blindados e aterrados para todas as conexões de comunicação. Caso não use cabos blindados para essas conexões, interferências eletromagnéticas poderão causar degradação do sinal. Sinais degradados podem fazer com que a interface de rede ou os módulos e equipamentos conectados funcionem de maneira diferente da esperada.
Instale dutos de cabo no gabinete para gerenciar a potência e a fiação de controle. Além disso, siga as seguintes regras ao conectar o TeSys island:
-
Verifique se o ambiente e as condições de operação estão de acordo com os valores especificados.
-
Use cabos de tamanho adequado para atender aos requisitos de tensão e corrente.
-
Use somente condutores de cobre.
-
Use cabos blindados de par trançado para redes e para a rede de campo.
-
Separe os cabos de comunicação dos cabos de alimentação. Acomode a fiação de comunicação e de alimentação em conduítes separados.
-
Mantenha uma distância mínima de 30 cm (11,8 pol) entre os cabos de comunicação e os cabos de alimentação e/ou controle.
-
O cruzamento entre cabos de alimentação e comunicação deve acontecer sempre nos ângulos adequados.
-
Não curve os cabos em excesso. O raio de curvatura mínimo padrão é de 10 vezes o diâmetro do cabo.
-
Evite passar o cabo sobre superfícies com quinas pontiagudas.
-
Use somente cabos blindados para o módulo de E/S analógico. Os condutores internos de par trançado são recomendados para ajudar a reduzir o campo de dispersão magnética. Conecte a blindagem do cabo ao trilho DIN ou ao painel do TeSys island. Não faça a conexão da blindagem usando apenas o fio de drenagem de blindagem. Use uma braçadeira de blindagem para fornecer uma conexão de blindagem circunferencial. Presilhas de blindagem com mola, como a Phoenix Contact 3062799, fornecem um meio conveniente para fazer a conexão da blindagem ao trilho DIN.